segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

OLÀ!!! Aqui vou falar um pouco sobre o ensino básico no Brasil. O Ensino Fundamental.

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.

Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.






O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.

O ​Ensino Fundamental ​- A​nos Iniciais​, ou​ Fundamental 1​, tem duração de cinco anos. Nessa etapa, além do desenvolvimento socioemocional, a criança aprende a ler e a escrever.

A idade para cada série é:

* 06 anos de idade - primeiro ano

* 07 anos de idade - segundo ano

* 08 anos de idade - terceiro ano

* 09 anos de idade - quarto ano

* 10 anos de idade - Quinto ano



Ensino Fundamental 1: entenda como funciona


O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.

Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.

No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a: 
* Dominar as relações entre letras e seus sons;
* Diferenciar letras e números;
* Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
* Aprimorar noções de tempo e espaço;
* Localizar e nomear partes do corpo humano, explicando suas funções;
* Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e a        comunidade.


O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.

No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler, interpretar e escrever com autonomia;
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços;
* Reconhecer o sistema de numeração decimal e comparar grandezas;
* Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
* Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
* Explorar as diversas manifestações da cultura corporal, estimulando a criatividade e a expressão.


O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.

Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.

No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler e interpretar informações expressas em diversas situações e diferentes configurações;
* Realizar cálculos orais e escritos de multiplicação e divisão;
* Estimar e comparar grandezas;
* Compreender a noção de espaço público e privado e os grupos que compõem uma sociedade;
* Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana e seus impactos na sociedade;
* Identificar e reconhecer os fatores fundamentais para manutenção da vida;
* Conhecer o próprio corpo descobrindo suas capacidades e limites através de jogos e brincadeiras.

O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.

Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.

No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio ambiente;
* Identificar a origem e processos de produção de alimentos naturais e industrializados;
* Compreender e construir regras de ortografia e pontuar final de frases corretamente;
* Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
* Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
* Organizar dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade;
* Observar as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
* Identificar as principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
* Expressar sentimentos e ideias através do corpo, da arte e da música.


O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.

Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.

No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Realizar cálculos simples de porcentagem;
* Desenvolver noções de concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
* Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação e o suporte;
* Compreender o funcionamento do corpo humano e de seus respectivos sistemas (digestivo, respiratório, excretor e reprodutor);
* Reconhecer lugares, cidades e suas capitais por meio de mapas;
* Relacionar as normas e regras de convívio em diferentes círculos - sala de aula, escola, bairro - com as leis gerais da sociedade.


O Ensino Fundamental II, Veja em um outro post que vou fazer.

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Base Nacional Comum Curricular


Em 14 de dezembro de 2018, o documento BNCC foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC)  a Base da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio que integram um único documento: a BNCC da Educação Básica.

É um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica.

A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.

A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.  Dessa forma, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.

A Base também tem como objetivo formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.

A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é inserir novos  conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de cada escola.

Clicando neste link, você pode conhecer o documento completo da BNCC.

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domingo, 18 de outubro de 2020

AVALIAÇÃO ESCOLAR

 Para Luckesi (2005) avaliação é uma atividade que não existe nem subsiste por si mesma. Ela faz sentido na medida em que serve de diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos por alunos e professores. Sabemos que o caminho a percorrer exige o cumprimento de algumas etapas - receber o conhecimento do aluno, aprimorar ao científico vivenciado pelo professor, a execução de atividades, avaliação e a prática final, momento este que o aluno apresenta o que aprendeu.






Qual é o momento em que se deve avaliar a aprendizagem do aluno?

A avaliação deve ser feita depois de passado o conteúdo. deve também ser bem elaborada... E a avaliação deve ser condizente com o conteúdo passado.



Descreva a importância do processo da avaliação.

É essencial para verificar se o conteúdo esta sendo aplicado de maneira eficaz. E também é importante para mapear as dificuldades do aluno no aprendizado.


Este conteúdo é parte da atividade no meu curso de PEDAGOGIA. Quer mais conteúdo deste tipo? Deixe seu comentário e sugestão de conteúdo. Bjs





segunda-feira, 7 de setembro de 2020

CAMA BOX CONJUGADO

A cama é um móvel muito importante no quarto. É sobre ela que passamos 1/3 da vida; que é o tempo que gastamos dormindo, e por isso é fundamental escolher um modelo bom, confortável e resistente.
O melhor mesmo é provar, deitar na cama, antes de comprar. Ou então tirar o máximo possivel de informação sobre o modelo a escolher.

A cama box tem uma base e o colchão, apenas isso. E NÃO PRECISA SER MONTADA, só encaixar os pés e ela pode ser encontrada em dois modelos: 
* Conjunto com base e colchão separado, ou
* Box Conjugado.

A CAMA BOX CONJUGADO é uma única peça, que une base e colchão. É uma opção pática e econômica na hora da compra. Mas fique atento à densidade do colchão, para escolher o que melhor se adapta ao seu peso e altura. E normalmente vem nos tamanhos:

Medidas padrões no Brasil para colchões e cama box:

0,60 x 1,30 m - Berço Infantil
0,70 x 1,30 m - Berço Infantil
0,70 x 1,50 m - Berço Infantil
0,78 x 1,88 m - Solteiro
0,88 x 1,88 m - Solteiro
1,28 x 1,88 m - Casal
1,38 x 1,88 m - Casal
1,58 x 1,98 m - Queen Size
1,86 x 1,98 m - King Size
1,93 x 2,03 m - King Size

E também tem opção de escolher colchão de mola ou espuma.

Veja o vídeo a baixo, e conheça uma cama BOX CONJUGADO solteiro.



Neja também o video da minha cama, clique aqui: https://youtu.be/sJkLZ-E7Dbc


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sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ATIVIDADE CIRCUITO DO OBSTÁCULO DE OLHOS FECHADOS

Crianças entre os quatro e sete anos começam a deslocar o centro de referência de si próprias em direção a compreensão do seu entorno para desenvolver as noções:

(1) as topológicas (noções de junto e separado, de ordem, vizinhança, envolvimento e continuidade); (2) as projetivas (frente/atrás, direita/esquerda, em cima/em baixo); (3) as euclidianas (lineares, das coordenadas retangulares e de graus). (BALISKI, 2016, p.197)

O papel do (a) professor (a) da Educação Infantil e fundamental para que o (a) aluno (a) aprimore tais habilidades. Com base nisso, sugiro aqui a atividade circuito do obstáculo de olhos fechados, para aplicação em sala de aula ou para aproveitar momentos com os filhos. Esta é uma atividade para desenvolver a noção de espaço em crianças de quatro a sete anos.

EXECUÇÃO
Espalhe pelo chão copos descartáveis ou garrafas pet grandes ou pequenas. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto a professora fica do outro lado. A criança fica de olhos fechados e, a partir do comando de voz da professora, ela precisa se orientar e atravessar o caminho sem tocar em nenhum dos obstáculos.

O papel da professora é passar as orientações para a travessia: Pare! vire para a esquerda! Vira para a direita!Um passo pequeno a frente, um passo para trás


Também pode dividir as crianças em duplas para que um participante atravesse o circuito e o outro funcione como um guia. A dupla que fizer o circuito corretamente, sem tocar em nenhum obstáculo, ganha.

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PLANO DE AULA

Apresento aqui meu trabalho para a faculdade da disciplina  FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


PLANO DE AULA

História e Geografia para o ensino fundamental




1. Titulo da aula: Extinção dos dinossauros




2. Tempo necessário: 3 aulas


3. Objetivo da aula: 

* Fazer com que os alunos entendam que: Animais desaparecem da fase da terra. O momento da extinção de uma espécie é geralmente considerado com a morte do ultimo individuo da espécie. Apesar da grande diversidade biológica que existe, estima-se que 99% das espécie existentes na terra já se tenham tornado extintas.

* Propiciar  conhecimentos histórico, geográficos e tecnológicos.

* Fomentar o senso critico dos alunos em relação a existência dos dinossauros, um dos maiores enigmas dos paleontólogos, que consiste em descobrir e explicar como se processaram os eventos de extinção no passado e quais foram as suas causas.


4. Conteúdos - O que ensinar e aprender?

* O que é dinossauro? proporcionar aos alunos a percepção de que os dinossauros são animais que existiram no nosso planeta a cerca de 230 milhões de anos atrás, numa época chamada era jurássica ( O Período Jurássico corresponde ao segundo período da era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros). Os dinossauros são animais da pré-história.

* Significado da palavra dinossauro... É de origem grega, onde "DINOS" significa gigantesco e "SAUROS" significa lagarto. Portanto dinossauro quer dizer " LAGARTO GIGANTESCO".

* Os dinossauros desapareceram do nosso planeta há 60 milhões de anos. O mais provável é que tenha caído na terra um asteroide, ou seja uma imensa bola de fogo que desprendeu de algum outro planeta.


5. Metodologia:

* ATIVIDADE DA AULA 1: Iniciar a aula explicando o que é dinossauro. Explicar que são animais em extinção. E falar sobre o significado da palavra dinossauro.

* Pedir para assistirem o vídeo: Como era o Brasil na era dos dinossauros?:  https://youtu.be/zbDqPNg1I2E

* ATIVIDADE DA AULA 2: Pedir para que os alunos coloquem em uma folha de papel as respostas das perguntas: 1) O que você sabe sobre dinossauro? 2) Em que época viveram os dinossauros? 3) Como era a alimentação dos dinossauros? 4) Qual o significado da palavra dinossauro? 5) Onde vivem os dinossauros hoje em dia?

* ATIVIDADE DE AULA 3: Desenhar, pintar e colocar os nomes dos dinossauros do Brasil. 


6. Materiais: 

* Video do youtube.

* folhas sulfite, lápis, lápis de cor e giz de cera.


7. Avaliação:

* De acordo com a participação

* Respostas escritas e desenhos em folhas sulfite.


8. Bibliografia:

* Questão estudo de caso,  Atividade  da faculdade.

*  Projeto Interdisciplinar- lá e cá Africa em todo lugar - Grupo 5 : https://youtu.be/-GWeF0kQD4Q  indicado pela faculdade.


Você sabe quais são os dinossauros do Brasil? 




OS DINOSSAUROS EM DECORAÇÃO!!!  


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sábado, 22 de agosto de 2020

BOLINHO DE CHUVA COM CAFÉ

Não tem nada melhor do que estes bolinhos para o lanche de uma tarde chuvosa ou até mesmo em uma manhã chuvosa. Mas também você não precisa esperar chover para preparar os bolinhos de chuva. Vamos fazer bolinho de chuva!? Veja este vídeo e veja como é simples a receita!!!




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ROUPA PARA PET

Gente, pra cachorros e gatos ficarem protegidos e confortáveis, você pode usar uma roupa que você tem em casa e não esta usando! Veja o vídeo abaixo!



E você também apostar em ganhar uma graninha com essas roupinhas para pet!

O mercado pet continua em alta, apesar da crise a expectativa é que o faturamento cresça 6,7% neste ano, segundo projeções da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Empresas que atuam com corte e costura (para humanos) decidiram apostar também nesse nicho. E você também pode apóstar nesse nicho!!! E trabalhar com roupas, tecidos que você tem em casa! Que tal!? Gostou dessa ideia? Comente ai! Bjs