domingo, 13 de dezembro de 2020

DIA DA BIBLIA

 



No segundo domingo de dezembro é celebrado o dia da Bíblia. Este dia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado quando se dava uma ênfase especial à Palavra de Deus no segundo domingo do Advento, tempo de preparação para o Natal.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde dezembro de 2001, o dia da Bíblia passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, criada em 19 de dezembro de 2001 por Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A Bíblia contém a prova de sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder as perguntas do íntimo ou satisfazer os anseios do coração como a Bíblia faz. Ela adapta-se a toda condição da vida e está repleta daquele conhecimento que ilumina a mente e santifica a alma. Encontramos nela a revelação de um Deus vivo. Recebida pela fé, tem poder de transformar a vida. Ao longo de toda a sua história o cuidado divino se tem demonstrado sobre ela, preservando-a.

Depois do diluvio, a medidas que a espécie humana ia se multiplicando e as trevas novamente se adensavam no mundo, homens santos escreveram inspirados pelo espirito de Deus. Assim falou Deus ao seu povo, e por este ao mundo, para que o conhecimento de sua vontade não perecesse na terra. Deus continuou por séculos essa obra, até Cristo, a semente prometida. Com Jesus, e com a bendita mensagem de luz e salvação proclamada por ele e pelos apóstolos, encerra-se o relato sagrado, completando-se a Palavra de Deus.

A Bíblia é o manual da humanidade. Portanto, uma boa proposta para comemorar o Dia da Bíblia seria estuda-la, entendê-la também como um documento histórico. Dessa forma, poderemos ler, compreender e explicar o seu conteúdo.  Mas será que a proposta de estudar as Escrituras como um documento histórico não tiraria seu caráter sagrado? De maneira nenhuma. O significado original da palavra documento é prova, testemunho, ensinamento. Um documento registra o conhecimento, a forma de pensar, a cultura e as relações entre indivíduos, instituições de uma época e lugar. A Bíblia, portanto, possui todos os elementos presentes em um documento, indo além, é claro, pois reúne os registros de milênios de história a partir da perspectiva divina.

Aproveite o Dia da Bíblia para iniciar sua jornada de descobertas incríveis nas páginas sagradas. Antes de fazer a leitura da Bíblia ... Ore, peça a Deus entendimento.

Existe duas datas de comemoração ao dia da Bíblia. Os católicos comemoram esta data em 30 de setembro. Acredita-se que o Dia da Bíblia é celebrado em 30 de setembro em homenagem a figura de São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim.

Vamos fazer uma reflexão: Isaias 1:18  estes versículo nos revela a luz. 1Pedro 3:15  

Participe do grupo de ESTUDOS BIBLICOS, clique aqui 

Veja videos edificante no youtube, Playlist IGREJA

Você gostou deste texto? Deixe o seu comentário. E deixe também sugestão para as próximas postagem.