domingo, 13 de dezembro de 2020

DIA DA BIBLIA

 



No segundo domingo de dezembro é celebrado o dia da Bíblia. Este dia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado quando se dava uma ênfase especial à Palavra de Deus no segundo domingo do Advento, tempo de preparação para o Natal.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde dezembro de 2001, o dia da Bíblia passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, criada em 19 de dezembro de 2001 por Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A Bíblia contém a prova de sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder as perguntas do íntimo ou satisfazer os anseios do coração como a Bíblia faz. Ela adapta-se a toda condição da vida e está repleta daquele conhecimento que ilumina a mente e santifica a alma. Encontramos nela a revelação de um Deus vivo. Recebida pela fé, tem poder de transformar a vida. Ao longo de toda a sua história o cuidado divino se tem demonstrado sobre ela, preservando-a.

Depois do diluvio, a medidas que a espécie humana ia se multiplicando e as trevas novamente se adensavam no mundo, homens santos escreveram inspirados pelo espirito de Deus. Assim falou Deus ao seu povo, e por este ao mundo, para que o conhecimento de sua vontade não perecesse na terra. Deus continuou por séculos essa obra, até Cristo, a semente prometida. Com Jesus, e com a bendita mensagem de luz e salvação proclamada por ele e pelos apóstolos, encerra-se o relato sagrado, completando-se a Palavra de Deus.

A Bíblia é o manual da humanidade. Portanto, uma boa proposta para comemorar o Dia da Bíblia seria estuda-la, entendê-la também como um documento histórico. Dessa forma, poderemos ler, compreender e explicar o seu conteúdo.  Mas será que a proposta de estudar as Escrituras como um documento histórico não tiraria seu caráter sagrado? De maneira nenhuma. O significado original da palavra documento é prova, testemunho, ensinamento. Um documento registra o conhecimento, a forma de pensar, a cultura e as relações entre indivíduos, instituições de uma época e lugar. A Bíblia, portanto, possui todos os elementos presentes em um documento, indo além, é claro, pois reúne os registros de milênios de história a partir da perspectiva divina.

Aproveite o Dia da Bíblia para iniciar sua jornada de descobertas incríveis nas páginas sagradas. Antes de fazer a leitura da Bíblia ... Ore, peça a Deus entendimento.

Existe duas datas de comemoração ao dia da Bíblia. Os católicos comemoram esta data em 30 de setembro. Acredita-se que o Dia da Bíblia é celebrado em 30 de setembro em homenagem a figura de São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim.

Vamos fazer uma reflexão: Isaias 1:18  estes versículo nos revela a luz. 1Pedro 3:15  

Participe do grupo de ESTUDOS BIBLICOS, clique aqui 

Veja videos edificante no youtube, Playlist IGREJA

Você gostou deste texto? Deixe o seu comentário. E deixe também sugestão para as próximas postagem. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

OLÀ!!! Aqui vou falar um pouco sobre o ensino básico no Brasil. O Ensino Fundamental.

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.

Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.






O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.

O ​Ensino Fundamental ​- A​nos Iniciais​, ou​ Fundamental 1​, tem duração de cinco anos. Nessa etapa, além do desenvolvimento socioemocional, a criança aprende a ler e a escrever.

A idade para cada série é:

* 06 anos de idade - primeiro ano

* 07 anos de idade - segundo ano

* 08 anos de idade - terceiro ano

* 09 anos de idade - quarto ano

* 10 anos de idade - Quinto ano



Ensino Fundamental 1: entenda como funciona


O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.

Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.

No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a: 
* Dominar as relações entre letras e seus sons;
* Diferenciar letras e números;
* Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
* Aprimorar noções de tempo e espaço;
* Localizar e nomear partes do corpo humano, explicando suas funções;
* Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e a        comunidade.


O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.

No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler, interpretar e escrever com autonomia;
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços;
* Reconhecer o sistema de numeração decimal e comparar grandezas;
* Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
* Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
* Explorar as diversas manifestações da cultura corporal, estimulando a criatividade e a expressão.


O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.

Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.

No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler e interpretar informações expressas em diversas situações e diferentes configurações;
* Realizar cálculos orais e escritos de multiplicação e divisão;
* Estimar e comparar grandezas;
* Compreender a noção de espaço público e privado e os grupos que compõem uma sociedade;
* Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana e seus impactos na sociedade;
* Identificar e reconhecer os fatores fundamentais para manutenção da vida;
* Conhecer o próprio corpo descobrindo suas capacidades e limites através de jogos e brincadeiras.

O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.

Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.

No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio ambiente;
* Identificar a origem e processos de produção de alimentos naturais e industrializados;
* Compreender e construir regras de ortografia e pontuar final de frases corretamente;
* Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
* Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
* Organizar dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade;
* Observar as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
* Identificar as principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
* Expressar sentimentos e ideias através do corpo, da arte e da música.


O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.

Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.

No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Realizar cálculos simples de porcentagem;
* Desenvolver noções de concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
* Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação e o suporte;
* Compreender o funcionamento do corpo humano e de seus respectivos sistemas (digestivo, respiratório, excretor e reprodutor);
* Reconhecer lugares, cidades e suas capitais por meio de mapas;
* Relacionar as normas e regras de convívio em diferentes círculos - sala de aula, escola, bairro - com as leis gerais da sociedade.


O Ensino Fundamental II, Veja em um outro post que vou fazer.

Gostou deste post!?Deixe seu comentário. Bjs

Base Nacional Comum Curricular


Em 14 de dezembro de 2018, o documento BNCC foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC)  a Base da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio que integram um único documento: a BNCC da Educação Básica.

É um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica.

A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.

A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.  Dessa forma, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.

A Base também tem como objetivo formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.

A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é inserir novos  conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de cada escola.

Clicando neste link, você pode conhecer o documento completo da BNCC.

Gostou deste post? Deixe seu comentário! Bjs

domingo, 18 de outubro de 2020

AVALIAÇÃO ESCOLAR

 Para Luckesi (2005) avaliação é uma atividade que não existe nem subsiste por si mesma. Ela faz sentido na medida em que serve de diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos por alunos e professores. Sabemos que o caminho a percorrer exige o cumprimento de algumas etapas - receber o conhecimento do aluno, aprimorar ao científico vivenciado pelo professor, a execução de atividades, avaliação e a prática final, momento este que o aluno apresenta o que aprendeu.






Qual é o momento em que se deve avaliar a aprendizagem do aluno?

A avaliação deve ser feita depois de passado o conteúdo. deve também ser bem elaborada... E a avaliação deve ser condizente com o conteúdo passado.



Descreva a importância do processo da avaliação.

É essencial para verificar se o conteúdo esta sendo aplicado de maneira eficaz. E também é importante para mapear as dificuldades do aluno no aprendizado.


Este conteúdo é parte da atividade no meu curso de PEDAGOGIA. Quer mais conteúdo deste tipo? Deixe seu comentário e sugestão de conteúdo. Bjs





segunda-feira, 7 de setembro de 2020

CAMA BOX CONJUGADO

A cama é um móvel muito importante no quarto. É sobre ela que passamos 1/3 da vida; que é o tempo que gastamos dormindo, e por isso é fundamental escolher um modelo bom, confortável e resistente.
O melhor mesmo é provar, deitar na cama, antes de comprar. Ou então tirar o máximo possivel de informação sobre o modelo a escolher.

A cama box tem uma base e o colchão, apenas isso. E NÃO PRECISA SER MONTADA, só encaixar os pés e ela pode ser encontrada em dois modelos: 
* Conjunto com base e colchão separado, ou
* Box Conjugado.

A CAMA BOX CONJUGADO é uma única peça, que une base e colchão. É uma opção pática e econômica na hora da compra. Mas fique atento à densidade do colchão, para escolher o que melhor se adapta ao seu peso e altura. E normalmente vem nos tamanhos:

Medidas padrões no Brasil para colchões e cama box:

0,60 x 1,30 m - Berço Infantil
0,70 x 1,30 m - Berço Infantil
0,70 x 1,50 m - Berço Infantil
0,78 x 1,88 m - Solteiro
0,88 x 1,88 m - Solteiro
1,28 x 1,88 m - Casal
1,38 x 1,88 m - Casal
1,58 x 1,98 m - Queen Size
1,86 x 1,98 m - King Size
1,93 x 2,03 m - King Size

E também tem opção de escolher colchão de mola ou espuma.

Veja o vídeo a baixo, e conheça uma cama BOX CONJUGADO solteiro.



Neja também o video da minha cama, clique aqui: https://youtu.be/sJkLZ-E7Dbc


Gostou deste post? Deixe o seu comentário! Bjs.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ATIVIDADE CIRCUITO DO OBSTÁCULO DE OLHOS FECHADOS

Crianças entre os quatro e sete anos começam a deslocar o centro de referência de si próprias em direção a compreensão do seu entorno para desenvolver as noções:

(1) as topológicas (noções de junto e separado, de ordem, vizinhança, envolvimento e continuidade); (2) as projetivas (frente/atrás, direita/esquerda, em cima/em baixo); (3) as euclidianas (lineares, das coordenadas retangulares e de graus). (BALISKI, 2016, p.197)

O papel do (a) professor (a) da Educação Infantil e fundamental para que o (a) aluno (a) aprimore tais habilidades. Com base nisso, sugiro aqui a atividade circuito do obstáculo de olhos fechados, para aplicação em sala de aula ou para aproveitar momentos com os filhos. Esta é uma atividade para desenvolver a noção de espaço em crianças de quatro a sete anos.

EXECUÇÃO
Espalhe pelo chão copos descartáveis ou garrafas pet grandes ou pequenas. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto a professora fica do outro lado. A criança fica de olhos fechados e, a partir do comando de voz da professora, ela precisa se orientar e atravessar o caminho sem tocar em nenhum dos obstáculos.

O papel da professora é passar as orientações para a travessia: Pare! vire para a esquerda! Vira para a direita!Um passo pequeno a frente, um passo para trás


Também pode dividir as crianças em duplas para que um participante atravesse o circuito e o outro funcione como um guia. A dupla que fizer o circuito corretamente, sem tocar em nenhum obstáculo, ganha.

Gostou desta postagem? Deixe o seu comentário!


PLANO DE AULA

Apresento aqui meu trabalho para a faculdade da disciplina  FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


PLANO DE AULA

História e Geografia para o ensino fundamental




1. Titulo da aula: Extinção dos dinossauros




2. Tempo necessário: 3 aulas


3. Objetivo da aula: 

* Fazer com que os alunos entendam que: Animais desaparecem da fase da terra. O momento da extinção de uma espécie é geralmente considerado com a morte do ultimo individuo da espécie. Apesar da grande diversidade biológica que existe, estima-se que 99% das espécie existentes na terra já se tenham tornado extintas.

* Propiciar  conhecimentos histórico, geográficos e tecnológicos.

* Fomentar o senso critico dos alunos em relação a existência dos dinossauros, um dos maiores enigmas dos paleontólogos, que consiste em descobrir e explicar como se processaram os eventos de extinção no passado e quais foram as suas causas.


4. Conteúdos - O que ensinar e aprender?

* O que é dinossauro? proporcionar aos alunos a percepção de que os dinossauros são animais que existiram no nosso planeta a cerca de 230 milhões de anos atrás, numa época chamada era jurássica ( O Período Jurássico corresponde ao segundo período da era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros). Os dinossauros são animais da pré-história.

* Significado da palavra dinossauro... É de origem grega, onde "DINOS" significa gigantesco e "SAUROS" significa lagarto. Portanto dinossauro quer dizer " LAGARTO GIGANTESCO".

* Os dinossauros desapareceram do nosso planeta há 60 milhões de anos. O mais provável é que tenha caído na terra um asteroide, ou seja uma imensa bola de fogo que desprendeu de algum outro planeta.


5. Metodologia:

* ATIVIDADE DA AULA 1: Iniciar a aula explicando o que é dinossauro. Explicar que são animais em extinção. E falar sobre o significado da palavra dinossauro.

* Pedir para assistirem o vídeo: Como era o Brasil na era dos dinossauros?:  https://youtu.be/zbDqPNg1I2E

* ATIVIDADE DA AULA 2: Pedir para que os alunos coloquem em uma folha de papel as respostas das perguntas: 1) O que você sabe sobre dinossauro? 2) Em que época viveram os dinossauros? 3) Como era a alimentação dos dinossauros? 4) Qual o significado da palavra dinossauro? 5) Onde vivem os dinossauros hoje em dia?

* ATIVIDADE DE AULA 3: Desenhar, pintar e colocar os nomes dos dinossauros do Brasil. 


6. Materiais: 

* Video do youtube.

* folhas sulfite, lápis, lápis de cor e giz de cera.


7. Avaliação:

* De acordo com a participação

* Respostas escritas e desenhos em folhas sulfite.


8. Bibliografia:

* Questão estudo de caso,  Atividade  da faculdade.

*  Projeto Interdisciplinar- lá e cá Africa em todo lugar - Grupo 5 : https://youtu.be/-GWeF0kQD4Q  indicado pela faculdade.


Você sabe quais são os dinossauros do Brasil? 




OS DINOSSAUROS EM DECORAÇÃO!!!  


Deixe o seu comentário sobre esse trabalho! Você quer mais post deste assunto?


sábado, 22 de agosto de 2020

BOLINHO DE CHUVA COM CAFÉ

Não tem nada melhor do que estes bolinhos para o lanche de uma tarde chuvosa ou até mesmo em uma manhã chuvosa. Mas também você não precisa esperar chover para preparar os bolinhos de chuva. Vamos fazer bolinho de chuva!? Veja este vídeo e veja como é simples a receita!!!




Gostou deste post!? Deixe o seu comentario!!! Bjs

ROUPA PARA PET

Gente, pra cachorros e gatos ficarem protegidos e confortáveis, você pode usar uma roupa que você tem em casa e não esta usando! Veja o vídeo abaixo!



E você também apostar em ganhar uma graninha com essas roupinhas para pet!

O mercado pet continua em alta, apesar da crise a expectativa é que o faturamento cresça 6,7% neste ano, segundo projeções da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Empresas que atuam com corte e costura (para humanos) decidiram apostar também nesse nicho. E você também pode apóstar nesse nicho!!! E trabalhar com roupas, tecidos que você tem em casa! Que tal!? Gostou dessa ideia? Comente ai! Bjs

domingo, 31 de maio de 2020

CASAMENTO ESTA FORA DE MODA?

O casamento precisa ser uma relação de troca e cumplicidade vivida pelo casal.Deixo aqui no ultimo dia do mês das noivas... os versículos da bíblia, para a reflexão aqueles que acham que casamento está fora de moda. A bíbli diz:
Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.
Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.
De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.
A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que tenho o Espírito de Deus.
1 Coríntios 7:36-40

VAI CASAR!? Faça o seu próprio BUQUÊ DE NOIVA! Veja o vídeo abaixo.



O casamento é fonte de integração. Quando há amor verdadeiro, duas pessoas inteiras podem ser elas mesmas, são livres e autênticas no que têm de bom e não tão bom, mas ambas saem enriquecidas com essa relação. A construção da conjugalidade torna-se fonte de sustento para o amor.
Gostou desta postagem!? Quer mais postagem sobre este assunto? Deixe o seu comentário.

terça-feira, 28 de abril de 2020

DIA DAS MÃES

ESPECIAL DIA DAS MÃES! Veja aqui nesta playlist DIA DAS MÃES dicas para presentear ou para ter uma renda extra!!!


Logo, logo tem mais!!! Bjs

segunda-feira, 27 de abril de 2020

LIVE DE CROCHE para iniciante


Você quer aprender fazer crochê!? Participe da LIVE DE CROCHÊ! Tire suas duvidas sobre esta arte... Aprenda ao vivo e receba dicas! Espero você as 8:00 do dia 29 de abril de 202



Se não é inscrito no canal... Se inscreva e ative o sininho para não perder esta live. Bjs

VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO

domingo, 26 de abril de 2020

DIY BOLO COM OS FILHOS E ALFABETIZAÇÃO - Mesa Posta

A Pedagogia começa em casa!!! Uma análise realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que 43,2% dos estudantes que apresentam os piores resultados não têm uma rotina de estudos fora da escola. Ou seja, para ser um bom aluno o estudo em casa também é importante. Em casa, o estudo deve continuar, mas para muitas famílias, convencer uma criança ou adolescente a fazer a lição ou a estudar parece uma missão impossível. Por isso vamos postar no canal videos com sugestão para as famílias neste desafio. Veja o video abaixo uma situação, sugestão para alfabetização.


Gostou deste post? Deixe seu comentário. E deixe também sugestão para as próximas postagens. Bjs

terça-feira, 21 de abril de 2020

MOLDE PARA FAZER MASCARA - Mascara anatômica




Para quem quiser, pode imprimir ou transferir o molde para uma folha de papel. É só abrir a foto abaixo.


Gostou deste post!? Deixe seu comentário! Bjs

segunda-feira, 20 de abril de 2020

AS CIÊNCIAS E OS MÉTODOS CIENTÍFICOS



 
CONCEITO DE CIÊNCIAS
A ciência tem como finalidade formular esclarecimentos cada vez mais confiáveis de como o mundo natural funciona. É algo que vem de encontro com o homem para poder trazer explicações para todos os fenômenos, pra todos os acontecimentos: físicos, químicos, biológicos que nos cercam.
Na visão de Trujillo ( 1974 p. 11 ), " a ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar".
Os estudos de Armstrong e Barboza ( 2012 p. 24 ) apontam que a ciência é uma forma de conhecimento sistemática que busca explicar os fundamentos da natureza por meio de um trabalho racional, [ ... ] mediante instrumentos, técnicos e procedimentos [ ... ] logo podemos dizer que a razão e a ciência caminham junto.
Logo, se a ciência é uma forma de conhecimento, devemos conhecer os dois tipos essenciais que são: O conhecimento do senso comum e o conhecimento cientifico.

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM, também chamado de " SABER POPULAR", conhecimentos passado de geração para geração sem necessidade de comprovação científicas. Podemos retratar como: crenças, valores, mitos, ervas medicinais, culinária e o artesanato.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO é embasado em métodos, técnicas e procedimentos confiáveis. Na concepção de Chalmers ( 1993, p. 23 ) é o conhecimento provado.

A ciências tem varias ramificações. Veja as maneiras de realização do ideal da cientificidade ( qualidade de ciência, que qualifica o processo ou método como científico):
CIÊNCIAS: Formal e factual
* Ciências formal: lógica, matemática;
* Ciência factual:
                          Natural: física, química,biologia, psicologia individual
                          Cultural: psicologia social, sociologia, economia, ciência politica, história material, história das ideias.

È essencial em ciências o método experimental. É a bagagem da veracidade dos acontecimentos e fenômenos que se trata desta ciência. A ciência é uma verdade de momento. Ela pode ser falseada a qualquer instante.



ETAPAS DO MÉTODO EXPERIMENTAL
O método científico segundo Galliano ( 1986, p. 32 ), método científico é um instrumento utilizado pela ciência "na sondagem da realidade e formado por um conjunto de procedimentos mediante os quais os problemas científicos são formados, e as hipóteses científicas são examinadas". De inicio, precisamos de um acontecimento, um fenômeno pra ele ser  observado. A partir disso precisa ser levantado uma hipótese. Vem a etapa das experiência. Onde o cientista procura respostas. Onde o cientista procura respostas. Feito os experimentos, temos as respostas. Não tendo respostas levanta-se outra hipótese; novos testes.

Existe dentro da ciência outras ramificações. E pode ser ramificado em: conhecimento cotidiano, filosófico, teológico e científico.
Na visão de Braga ( 2019 ) pelo conhecimento o homem penetra as diversas áreas da realidade para dela tomar posse, situando cada ente, fato ou fenômeno isolado dentro de um contexto mais amplo, em que se perceba seu significado e função, sua origem e estrutura fundamental.
O conhecimento humano pode apresentar quatro níveis permitindo quatro especie de consideração sobre uma mesma realidade, e subdividem em: O CONHECIMENTO COTIDIANO, O CONHECIMENTO FILOSÓFICO, O CONHECIMENTO TEOLÓGICO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

Estes quatros níveis de conhecimento estão classificados em dois grupos maiores que chamamos de conhecimento ASSISTEMÁTICO E SISTEMÁTICO.

CONHECIMENTO ASSISTEMÁTICO: Adquirido ao acaso. Constituído na medida que as coisas e fatos apresentam. Baseado em experiências. Empirico.

CONHECIMENTO SISTEMÁTICO: Apresenta uma base na reflexão. Busca ser a melhor tentativa para os problemas. Conhecimento tido como científico. Teológico, fisio.

Podemos definir cada nível da seguinte maneira conforme Arsmstrong ( 2008, P. 49 ): 

* CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A ciência delimita a seu objeto de estudo ao se especializar em assuntos específicos;
* CONHECIMENTO FILOSÓFICO: Aborda os mesmos pontos de estudos apropriados pela ciência, contudo, a filosofia, com sua visão de conjunto, considera o seu objeto sob o ponto de vista da totalidade. Quando se fala em filosofia podemos lembrar de Aristotes, Platão e socrates.
* CONHECIMENTO EMPÍRICO/COTIDIANO: É fundamentado em experiências adquiridas do cotidiano do homem. Baseado no senso comum.
* CONHECIMENTO TEOLÓGICO/RELIGIOSO: É fruto da crença religiosa, em que nõ se confirma nem se nega, o que foi baseado no que está escrito nos textos sagrados. Verdades ditas pelas religiões, não questionáveis.


O conhecimento pode ser considerado sob vários aspectos. Quando falamos em conhecimento científico faz-se necessário relacioná-lo a outras formas de conhecimentos; bem como diferenciá-lo destas quantos as suas diversas interpretações acerca de um mesmo fenômeno e suas principais características. ( Armstrong, 20080

Créditos - referências
Apostila e videoaula do curso de Pedagogia - Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS




sexta-feira, 10 de abril de 2020

A VERDADEIRA PÁSCOA




A Páscoa surgiu A. C. ( antes de cristo ) na tradição judaica em memoria da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Essa passagem está em Exodo 12. A primeira Páscoa surgiu desta história.

A palavra " Páscoa" derivada do termo Pesach, nativo do Hebraico e dos termos Pascha do Latim e Paskha do Grego. E esta palavra quer dizer... passar por cima, libertação, ressureição, renovo.

A Páscoa relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra sua ressurreição. Lembra que Jesus morreu para salvar a humanidade.



A Páscoa é época de perdão de aceitar as diferenças, de unir as famílias, lembre-se disso!


PRESENTE DA PÁSCOA
Receber um presente nessa época é maravilhoso, as ideias de presente para a Páscoa Cristã são muitas... Na playlist, aqui a baixo,  PÁSCOA CRISTÃ, você encontra ideias baratas, rápido e fácil de fazer, dá para presentear todas as pessoas que gostamos gastando muito pouco!


A ovelha, um simbolo da Páscoa, que representa o cordeiro. O cordeiro simboliza Jesus Cristo que foi crucificado para libertar a humanidade do pecado. Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. João 1:29


Veja aqui a baixo lembrancinhas com OVELHAS:

Para fazer estas lembrancinhas CLIQUE AQUI



CEIA DA PÁSCOA

Na época da morte de Jesus era o tempo de páscoa. Jesus fora ao cenáculo com seus discípulos, e ali se deu a última ceia da páscoa, e a abertura da cerimônia da Santa ceia.

A pascoa era celebrada com pães asmos ( sem fermento ) , carne de cordeiro e ervas amargas.

A Santa ceia deve ser celebrada com pão asmos ( sem fermento ) que simboliza o corpo de cristo e o suco de uva não fermentado, que simboliza o sangue de cristo.

A santa ceia é a celebração que foi deixada por Jesus. Mateus 26:17-30 

Não deixe de comemorar a Santa Ceia do Senhor. Ela lembra que Jesus é o cordeiro que tira o pecado do mundo.

O pão asmos, Pão da Bíblia ou pão de frigideira, é feito sem fermento e mesmo assim fica muito gostoso e é capaz de saciar a fome. É muito fácil de fazer e leva apenas três ingredientes. Pode ser consumido acompanhado de outros alimentos. Pode servir no café da manhã ou lanches.

RECEITA DO PÃO ASMOS

Pão assado sem fermento; feito somente de farinha de trigo ( ou outros cereais como: aveia, cevada e centeio) e água. É uma receita fitness, de academia.

Tradicionalmente, os judeus comem na festa da páscoa, como é descrito na Bíblia Sagrada. Êxodo 12:24-27

* água morna ( que será adicionada aos poucos, por isso não tem quantidade ).
* 1/2 colher de ( chá ) sal
* 1 xícara ( chá ) farinha de trigo 

MODO DE FAZER
1. Coloque o sal e a farinha de trigo em uma tigela ou bacia funda e misture bem.
2. vá acrescentando a água morna aos poucos, sempre mexendo muito bem até que a massa fique firme, homogênea e que desgrude das mãos. Se exagerar na água... coloque mais farinha de trigo para que fique firme e consistente.
3. Após pronto, tampe a massa com um pano de prato e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida separe a massa em 4 partes iguais, fazendo bolinhas e então passe um rolo formando uma panqueca.
4. Para que a massa fique firme e desgrude da superfície plana onde for esticar ela, polvilhe com farinha de trigo.
5. Para assar é fácil, só colocar a massa em uma frigideira antiaderente e deixa assar por alguns minutos, de ambos os lados.


DECORAÇÃO DA PÁSCOA

A decoração é um item muito importante... Para isso você pode usar elementos que lembrem o sacrifício de Jesus por nós. Para celebrar este momento tão importante, que tal decorar a casa, trabalho ou igreja, com motivos que lembrem esta data?

" Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, 
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16


Procure sempre embasar suas conclusões na Bíblia, pois ele deve ser sempre o norte para as ações do cristão.



Gostou deste post? Deixe o seu comentário.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

DIY SACOLINHA DA PÁSCOA OVELHA

SACOLINHA DE PAPEL

Ganhe dinheiro em casa!!! Fazendo SACOLINHA DE PAPEL!!! 
Tenha controle da sua vida financeira e ainda fique perto dos filhos!

Você pode sim apostar nesse mercado. Mas deve avaliar qual será o seu publico.


Por que vender SACOLINHA?

Presentes podem ser dados o ano todo, sem contar as datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, Formaturas, e ainda lembrancinhas de aniversários as possibilidades de como ganhar com SACOLINHA são muitas!

Não podemos esquecer também que hoje as Embalagens Artesanais competem igualmente com as Embalagens produzidas em escala industrial.

E as pessoas valorizam muito as Embalagens personalizadas e originais mesmo com toda tecnologia dos dias atuais.

Todos adoram serem lembrados com produtos exclusivos, embalagens bem projetadas e bem feitas.

Você pode iniciar num pequeno espaço em casa mesmo, sem altos investimentos. Você só precisa:

* Coragem;
* Planejamento,
* Organização,
* Disciplina,
* Criatividade;
* Profissionalismo.

Separar esse pequeno espaço da casa, falar com a família sobre horários e a dedicação que terá com seu novo projeto.

E saiba que terá muito sucesso se encarar como um Negócio e não uma renda extra.

Sobretudo lembre-se que o mercado de Embalagens é altamente lucrativo, pois 70% do lucro é referente a mão-de-obra, porque os materiais utilizados tem baixo custo.

Então mãos a obra!!! Veja o vídeo abaixo... e comece agora!!!


Gostou deste post!? Compartilhe!

segunda-feira, 6 de abril de 2020

DIY MASCARA DE TECIDO

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus


Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença.

Veja no vídeo a baixo, o passo a passo para fazer uma MASCARA DE TECIDO. E ainda veja... Para quem serve a mascara. Como fazer e usar a mascara. E também veja maneiras de uso e ainda, dicas para ganhar dinheiro com estas mascaras.



PARA FAZER A MASCARA:

MATERIAL:

MEDIDAS:

TIPO DE TECIDOS:

PARA QUEM SERVE A MASCARA?

COMO FAZER E USAR A MASCARA?

MANEIRAS DE USAR...

COMO GANHAR DINHEIRO COM MASCARAS DE TECIDOS?



quinta-feira, 2 de abril de 2020

DIY DESENHO DE TRANSFORMERS

Estamos vivendo dias muito difícil. Nós mães temos que inventar atividades para distrair e passar o tempo com as crianças. E as crianças especiais exigem ainda mais criatividade nas atividades. BORA DESENHAR!? Veja aqui neste vídeo abaixo, uma atividade que inventei com meu filho. 


Viu o vídeo!? Então gostou desta atividade!? Me conta ai... o que você mãe esta fazendo com os filhos em casa?

quarta-feira, 1 de abril de 2020

COMPRINHA PARA CASA

Veja as comprinhas que fiz para deixar a mesa posta mais bonita.
 Assista o vídeo abaixo.



Comprei mais peças depois destras peças que mostro no vídeo.



Gostou deste post? Deixe o seu comentário.


terça-feira, 31 de março de 2020

SACOLINHA DA PASCOA MENSAGEM


A PÁSCOA é época de perdão, de amor, de unir a família, lembre - se disso!
Receber um presente nessa época é maravilhoso. Veja aqui uma idéia para presentear todas as pessoas que gostamos gastando muito pouco! Com esta embalagem, que você pode colocar: uma caixa de bom bom, uma barra de chocolate ou qualquer outro produto tradicional da PÁSCOA;  você presenteia mostrando o verdadeiro significado da PÁSCOA.




MOLDE SACOLINHA DA PASCOA MENSAGEM



Veja aqui a baixo video do passo a passo desta sacolinha!


Gostou desta ideia!? Deixe o seu comentário. Bjs


segunda-feira, 30 de março de 2020

GANHAR DINHEIRO COM LAÇOS

Já pensou em ganhar dinheiro fazendo laços!? Sabia que tem varias maneiras de ganhar dinheiro fazendo laços!? Vou colocar aqui três maneiras de ganhar dinheiro com laços:


PACOTE DE LAÇOS
Você pode fazer laços e vender para lojas ou papelarias; em pacotes de dezenas ou centenas. e também pode vender para organizadores de eventos... que vão usar laços na decoração ou lembrancinhas. E ainda fazendo laços para vender em pacotes, pode ser vendido em lojas de aviamentos.


LAÇOS PARA ACESSÓRIOS
Aqui você pode vender os laços para artesãs que trabalha com acessórios de cabelo, ou você pode vender os acessórios com os laços.


LACINHOS PARA PETS
Os lacinhos para pets você pode fazer e vender para lojas ou para proprietários de animais.

Estas são as maneiras que selecionei para ganhar dinheiro com laços, mas existem outras maneiras. Quer mais conteúdos sobre este assunto? Deixe o seu comentário.

Quer ganhar dinheiro com laços, e não sabe fazer  laços? Comece fazendo laços simples. Veja o vídeo abaixo, e veja como é simples e rápido fazer laços.




E agora que você já sabe fazer laços... Bora ganhar dinheiro!
Comente aqui... Você gostou deste post?

sexta-feira, 27 de março de 2020

CAIXA MENSAGEM - A verdadeira PÁSCOA _ Lembrancinha Para Páscoa - Pascoa...

A Páscoa está Chegando!!! Vamos fazer Esta LEMBRANCINHA PARA A PÁSCOA!? É muito simples, rápido e facio de fazer!

Esta é uma ídeia para presentear gastando muito pouco, ou ganhar um grana extra com baixo custo!







Gostou desta ídeia!? Deixe o seu comentário. Um super beijo.

quarta-feira, 25 de março de 2020

MASSINHA DE MODELAR

Toda criança gosta de MASSINHA DE MODELAR; imagine se puderem fazer a sua própria MASSINHA DE MODELAR. Eu fiz com meu filho... e a brincadeira é muito mais divertida. Decidi compartilhar aqui esta ideia, para você fazer com os seus filhos em casa... Aproveite este momento de isolamento social, para distrair e se divertir fazendo massinha de modelar com as crianças. ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, E VEJA COMO É SIMPLES!


Vou deixar aqui também a RECEITA:

INGREDIENTES
01  copo de trigo
01  copo de água
1/2 copo de sal
1/4 copo de óleo ou vinagre
varias cores de tinta guache

MODO DE FAZER
Misture em uma bacia ( ou tigela ) , os ingredientes secos; em seguida adicione o óleo ( ou vinagre ) e vai adicionando a água aos poucos, e amasse com as mãos até que a massa não grude mais nas mãos e fique bem lisinha. Depois separe a massa e coloque cor adicionando a tinta guache ( ou corante, ou suco em pó ) e misture bem até que fique na cor desejada.

E depois da massinha pronta é só brincar!!!! Veja aqui no vídeo abaixo peças com MASSINHA DE MODELAR.


E veja também outros videos para crianças na PLAYLIST ART DO STEVAN  e não esqueça de salvar a playlist para receber videos novos; se inscreva no canal, e ative o sininho para receber todos os videos do canal!

Gostou deste post!? Qualquer dúvida deixe nos comentários. Bjs

segunda-feira, 23 de março de 2020

RECICLAGEM COM PÓ DE CAFÉ



Todo mundo sabe o que fazer com aquele cafezinho fresquinho, mas e o pó de café?

Veja aqui peças de decoração utilizando pó ( borra ) de café!!! Veja super dicas!!!




Só pra não deixar duvidas; não fica com cheiro de café e nem solta do vaso.

O vaso pode ser usado na decoração da casa, ou para decorar eventos.

Aqui foram usados embalagem descartável de garrafa de refrigerante.

E as flores podem ser artificiais. E pode também usar flores de E.V.A. ou tecido.


Mini vasos Para decoração!!! Para usar na decoração da casa ou eventos. Pode ser usado individual ou em joguinho de 3 peças. Também os mini-vasos ficam muito bem na decoração floral na forma de mini-vasos de flores pendurados do teto. Podendo também ser usado em jardim suspenso; ou também vasos de parede.




As garrafas é mais opção de reciclagem; para decorar diversos ambientes e até eventos. 


E ai!? Gostou da ideia!? Quer fazer estas peças!? Para decorar sua casa, ou um evento. Veja o video do passo a passo a baixo.




E mais!!! Com estas peças prontas você pode ganhar uma grana extra!!! É só fazer e vender!!!

Se você quer comprar estas peças entre em contato no whatsapp 44999195442


Gostou deste post? Deixe o seu comentário.

Um grande abraço.

RENDA COM CHINELOS DECORADOS




Você Já pensou em ganhar dinheiro fazendo CHINELOS DECORADOS!? Esta é uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro e é por isso que hoje vou te dar uma dica valiosa para trabalhar em casa com esse artigo tão popular.

Muitas pessoas estão trabalhando com chinelos, e quero compartilhar aqui com você, minha experiencia com esse trabalho. A muitos anos trabalho com esta técnica. Minha filha também esta trabalhando com CHINELOS DECORADOS. Você sabia que essa é uma das tendências atuais? Descubra aqui neste post que esse negócio pode transformar a sua vida. E se você já faz este trabalho por hobby, saiba que você pode ganhar dinheiro fazendo o que você gosta!!! Vamos lá?
O primeiro passo é fazer o planejamento do seu negócio, coloque em uma folha de papel os passos que seu negócio deve seguir.

Para aprender ou se atualizar nesta técnica...clique no link do canal da STEFANY QUEIROZ, minha filha, que tem um canal para ensinar você decorar chinelos. Visite o canal dela e veja o mais variados modelos de chinelos fácil e rápido de fazer e ganhar dinheiro. Ah e se inscreva no canal e ative o sininho para receber todas as novidades em CHINELOS DECORADOS.

Clique no vídeo abaixo e veja esta novidade!!!! Aprenda a fazer esta linda flor para decorar chinelos!!!



E depois do chinelo pronto!? COMO VENDER CHINELOS DECORADOS!?

Bom aqui vai uma dica! Uma maneira de vender em grande quantidade é oferecer CHINELOS DECORADOS como brinde para clientes e nos mais variados tipos de eventos, desde casamentos a aniversários. Uma ótima oportunidade de negócio, não acha?

Você também poderá oferecer as peças para amigos, familiares, vizinhos e conhecidos. E também tem a opção de montar uma lojinha ou fazer parcerias com outros estabelecimentos que tenham interesse em oferecer os seus produtos. Não vai faltar oportunidade de vender os seus CHINELOS DECORADOS!

E também não podemos esquecer da principal ferramenta de vendas... A DIVULGAÇÃO DO SEU NEGÓCIO.


É fundamental divulgar os seus produtos. As pessoas precisam saber sobre o seu negócio. Hoje, a forma mais fácil e rápida de divulgação é usar as redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram. Nessas plataformas, a melhor ferramenta é uma boa foto. Capriche!

Outra ferramenta importante é o whatsapp, você pode postar fotos no seu status do aplicativo. A foto fica disponível por 24 horas. E não esqueça ... procure participar de grupos de vendas.


Além das redes sociais, uma forma muito eficaz e também gratuita de divulgar o seu trabalho é o famoso boca a boca, que funciona muito bem e pode levar o seu negócio muito longe!

Mas... Afinal... VENDER CHINELOS DECORADOS DÁ DINHEIRO?
A pergunta que muitas pessoas se fazem ao se deparar com o negócio de CHINELOS DECORADOS é se esse investimento realmente dá dinheiro. Acredite: trabalhar com essas peças é uma opção rentável e vantajosa, ainda mais porque te permite trabalhar em casa e te ajuda a conquistar a sua independência financeira.


O negócio também pode ser uma forma de complementar a sua renda mensal, sem a necessidade de você se ocupar integralmente com a venda dos chinelos. Sendo assim, não há mais porque esperar. A hora de ganhar dinheiro é agora! Planeje todos os passos necessários a esse negócio e avalie o quanto você pode investir, seja em relação ao tempo ou ao dinheiro.


O mais importante é dar o primeiro passo e descobrir que nada melhor do que trabalhar por conta.


Se inscreva no meu CANAL NO YOUTUBE e ative o sininho para receber os videos do canal, no meu canal você recebe videos com conteúdos em: artesanato, marketing e eventos, com dicas tutoriais e lançamentos. E veja a playlist: MARKETING PARA O ARTESANATO.

Quer saber mais sobre este negócio!? Deixe o seu comentário. E me siga nas redes sociais. Vou estar postando mais conteúdo sobre este assunto.


Um grande abraço.

#renda #rendaextra

quinta-feira, 19 de março de 2020

DIA DO ARTESÃO



Parabéns a todos os ARTESÕES e nós ARTESÃS que com nosso trabalho contribui para um mundo melhor!!! 


Vou aproveitar o dia de hoje para falar sobre essa profissão para quem esta pensando em começar a trabalhar com ARTESANATO e pensa em largar o emprego e VIVER DE ARTESANATO.

Você alguma vez já pensou em viver de artesanato? Largar seu emprego e viver só de ARTESANATO? Se você ainda não é uma artesã em tempo integral, tenho certeza que sonha com esse dia! O dia em que você vai poder ganhar mais dinheiro do que você recebe no seu emprego só com os ganhos do seu artesanato, e mais do que isso, o dia em que saberá que pode confiar nessa renda pra viver uma vida tranquila financeiramente!

Eu já fiz isso. Passei bastante tempo da minha vida em empregos. Eu sempre procurei empregos que tivesse relação com ARTESANATO. Sempre sonhei em trabalhar da minha casa, com mais tempo pra meus filhos…

Muitas vezes eu usei  empregos para investir no meu trabalho com ARTESANATO. E ainda faço isso. 

Nem preciso dizer o quanto é bom poder trabalhar exclusivamente com o que se ama. Mas também é possível ter um emprego e trabalhar com o que se ama. Eu agora sou empreendedora mas já trabalhei por muito tempo em empregos. 

Hoje continuo com investimentos na área do ARTESANATO. Agora por exemplo estou investindo no curso de PEDAGOGIA. Inicialmente comecei o curso para ajudar meu filho de 11 anos que esta com muita dificuldade na alfabetização. Mas já tenho projetos para inserir o que estou aprendendo no curso de PEDAGOGIA para o ARTESANATO.

O ARTESANATO está nas escolas mas não por mãos de ARTESÕES e sim por mãos de professoras e profissionais da área da educação.

Para quem quer iniciar na PROFISSÃO DE ARTESÃO, precisa definir em que área quer trabalhar. E já afirmo que na área da educação o campo é muito grande. Existem vários cursos superior para inserir o ARTESANATO.

Aqui no blog vou falar muito sobre ARTESANATO NA ESCOLA. Me siga aqui e nas minhas redes sociais e fique por dentro de tudo que vou estar falando sobre este assunto.

Gostou desta postagem? Deixe o seu comentário sobre este assunto. E compartilhe. Obrigada, Bjs


Clique aqui:  DIA DO ARTESÃO 219   e veja a postagem da HISTÓRIA DO ARTESÃO... Quando começou, como surgiu e muito mais.