OLÀ!!! Aqui vou falar um pouco sobre o ensino básico no Brasil. O Ensino Fundamental.

Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.
O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.
O Ensino Fundamental - Anos Iniciais, ou Fundamental 1, tem duração de cinco anos. Nessa etapa, além do desenvolvimento socioemocional, a criança aprende a ler e a escrever.
A idade para cada série é:
* 06 anos de idade - primeiro ano
* 07 anos de idade - segundo ano
* 08 anos de idade - terceiro ano
* 09 anos de idade - quarto ano
* 10 anos de idade - Quinto ano
O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.
Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.
No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Diferenciar letras e números;
* Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
* Aprimorar noções de tempo e espaço;
* Localizar e nomear partes do corpo humano, explicando suas funções;
* Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e a comunidade.
O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.
No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler, interpretar e escrever com autonomia;
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços;
* Reconhecer o sistema de numeração decimal e comparar grandezas;
* Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
* Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
* Explorar as diversas manifestações da cultura corporal, estimulando a criatividade e a expressão.
O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.
Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.
No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler e interpretar informações expressas em diversas situações e diferentes configurações;
* Realizar cálculos orais e escritos de multiplicação e divisão;
* Estimar e comparar grandezas;
* Compreender a noção de espaço público e privado e os grupos que compõem uma sociedade;
* Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana e seus impactos na sociedade;
* Identificar e reconhecer os fatores fundamentais para manutenção da vida;
* Conhecer o próprio corpo descobrindo suas capacidades e limites através de jogos e brincadeiras.
O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.
Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.
No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio ambiente;
* Identificar a origem e processos de produção de alimentos naturais e industrializados;
* Compreender e construir regras de ortografia e pontuar final de frases corretamente;
* Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
* Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
* Organizar dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade;
* Observar as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
* Identificar as principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
* Expressar sentimentos e ideias através do corpo, da arte e da música.
O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.
Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.
No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Realizar cálculos simples de porcentagem;
* Desenvolver noções de concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
* Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação e o suporte;
* Compreender o funcionamento do corpo humano e de seus respectivos sistemas (digestivo, respiratório, excretor e reprodutor);
* Reconhecer lugares, cidades e suas capitais por meio de mapas;
* Relacionar as normas e regras de convívio em diferentes círculos - sala de aula, escola, bairro - com as leis gerais da sociedade.