Crianças entre os quatro e sete anos começam a deslocar o centro de referência de si próprias em direção a compreensão do seu entorno para desenvolver as noções:
(1) as topológicas (noções de junto e separado, de ordem, vizinhança, envolvimento e continuidade); (2) as projetivas (frente/atrás, direita/esquerda, em cima/em baixo); (3) as euclidianas (lineares, das coordenadas retangulares e de graus). (BALISKI, 2016, p.197)
O papel do (a) professor (a) da Educação Infantil e fundamental para que o (a) aluno (a) aprimore tais habilidades. Com base nisso, sugiro aqui a atividade circuito do obstáculo de olhos fechados, para aplicação em sala de aula ou para aproveitar momentos com os filhos. Esta é uma atividade para desenvolver a noção de espaço em crianças de quatro a sete anos.
EXECUÇÃO
Espalhe pelo chão copos descartáveis ou garrafas pet grandes ou pequenas. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto a professora fica do outro lado. A criança fica de olhos fechados e, a partir do comando de voz da professora, ela precisa se orientar e atravessar o caminho sem tocar em nenhum dos obstáculos.
O papel da professora é passar as orientações para a travessia: Pare! vire para a esquerda! Vira para a direita!Um passo pequeno a frente, um passo para trás
Também pode dividir as crianças em duplas para que um participante atravesse o circuito e o outro funcione como um guia. A dupla que fizer o circuito corretamente, sem tocar em nenhum obstáculo, ganha.
Gostou desta postagem? Deixe o seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário