domingo, 13 de dezembro de 2020

DIA DA BIBLIA

 



No segundo domingo de dezembro é celebrado o dia da Bíblia. Este dia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado quando se dava uma ênfase especial à Palavra de Deus no segundo domingo do Advento, tempo de preparação para o Natal.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde dezembro de 2001, o dia da Bíblia passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, criada em 19 de dezembro de 2001 por Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A Bíblia contém a prova de sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder as perguntas do íntimo ou satisfazer os anseios do coração como a Bíblia faz. Ela adapta-se a toda condição da vida e está repleta daquele conhecimento que ilumina a mente e santifica a alma. Encontramos nela a revelação de um Deus vivo. Recebida pela fé, tem poder de transformar a vida. Ao longo de toda a sua história o cuidado divino se tem demonstrado sobre ela, preservando-a.

Depois do diluvio, a medidas que a espécie humana ia se multiplicando e as trevas novamente se adensavam no mundo, homens santos escreveram inspirados pelo espirito de Deus. Assim falou Deus ao seu povo, e por este ao mundo, para que o conhecimento de sua vontade não perecesse na terra. Deus continuou por séculos essa obra, até Cristo, a semente prometida. Com Jesus, e com a bendita mensagem de luz e salvação proclamada por ele e pelos apóstolos, encerra-se o relato sagrado, completando-se a Palavra de Deus.

A Bíblia é o manual da humanidade. Portanto, uma boa proposta para comemorar o Dia da Bíblia seria estuda-la, entendê-la também como um documento histórico. Dessa forma, poderemos ler, compreender e explicar o seu conteúdo.  Mas será que a proposta de estudar as Escrituras como um documento histórico não tiraria seu caráter sagrado? De maneira nenhuma. O significado original da palavra documento é prova, testemunho, ensinamento. Um documento registra o conhecimento, a forma de pensar, a cultura e as relações entre indivíduos, instituições de uma época e lugar. A Bíblia, portanto, possui todos os elementos presentes em um documento, indo além, é claro, pois reúne os registros de milênios de história a partir da perspectiva divina.

Aproveite o Dia da Bíblia para iniciar sua jornada de descobertas incríveis nas páginas sagradas. Antes de fazer a leitura da Bíblia ... Ore, peça a Deus entendimento.

Existe duas datas de comemoração ao dia da Bíblia. Os católicos comemoram esta data em 30 de setembro. Acredita-se que o Dia da Bíblia é celebrado em 30 de setembro em homenagem a figura de São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim.

Vamos fazer uma reflexão: Isaias 1:18  estes versículo nos revela a luz. 1Pedro 3:15  

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segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

OLÀ!!! Aqui vou falar um pouco sobre o ensino básico no Brasil. O Ensino Fundamental.

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.

Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.






O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.

O ​Ensino Fundamental ​- A​nos Iniciais​, ou​ Fundamental 1​, tem duração de cinco anos. Nessa etapa, além do desenvolvimento socioemocional, a criança aprende a ler e a escrever.

A idade para cada série é:

* 06 anos de idade - primeiro ano

* 07 anos de idade - segundo ano

* 08 anos de idade - terceiro ano

* 09 anos de idade - quarto ano

* 10 anos de idade - Quinto ano



Ensino Fundamental 1: entenda como funciona


O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.

Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.

No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a: 
* Dominar as relações entre letras e seus sons;
* Diferenciar letras e números;
* Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
* Aprimorar noções de tempo e espaço;
* Localizar e nomear partes do corpo humano, explicando suas funções;
* Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e a        comunidade.


O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.

No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler, interpretar e escrever com autonomia;
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços;
* Reconhecer o sistema de numeração decimal e comparar grandezas;
* Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
* Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
* Explorar as diversas manifestações da cultura corporal, estimulando a criatividade e a expressão.


O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.

Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.

No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler e interpretar informações expressas em diversas situações e diferentes configurações;
* Realizar cálculos orais e escritos de multiplicação e divisão;
* Estimar e comparar grandezas;
* Compreender a noção de espaço público e privado e os grupos que compõem uma sociedade;
* Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana e seus impactos na sociedade;
* Identificar e reconhecer os fatores fundamentais para manutenção da vida;
* Conhecer o próprio corpo descobrindo suas capacidades e limites através de jogos e brincadeiras.

O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.

Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.

No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio ambiente;
* Identificar a origem e processos de produção de alimentos naturais e industrializados;
* Compreender e construir regras de ortografia e pontuar final de frases corretamente;
* Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
* Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
* Organizar dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade;
* Observar as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
* Identificar as principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
* Expressar sentimentos e ideias através do corpo, da arte e da música.


O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.

Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.

No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Realizar cálculos simples de porcentagem;
* Desenvolver noções de concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
* Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação e o suporte;
* Compreender o funcionamento do corpo humano e de seus respectivos sistemas (digestivo, respiratório, excretor e reprodutor);
* Reconhecer lugares, cidades e suas capitais por meio de mapas;
* Relacionar as normas e regras de convívio em diferentes círculos - sala de aula, escola, bairro - com as leis gerais da sociedade.


O Ensino Fundamental II, Veja em um outro post que vou fazer.

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Base Nacional Comum Curricular


Em 14 de dezembro de 2018, o documento BNCC foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC)  a Base da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio que integram um único documento: a BNCC da Educação Básica.

É um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica.

A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.

A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.  Dessa forma, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.

A Base também tem como objetivo formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.

A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é inserir novos  conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de cada escola.

Clicando neste link, você pode conhecer o documento completo da BNCC.

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domingo, 18 de outubro de 2020

AVALIAÇÃO ESCOLAR

 Para Luckesi (2005) avaliação é uma atividade que não existe nem subsiste por si mesma. Ela faz sentido na medida em que serve de diagnóstico da execução e dos resultados que estão sendo buscados e obtidos por alunos e professores. Sabemos que o caminho a percorrer exige o cumprimento de algumas etapas - receber o conhecimento do aluno, aprimorar ao científico vivenciado pelo professor, a execução de atividades, avaliação e a prática final, momento este que o aluno apresenta o que aprendeu.






Qual é o momento em que se deve avaliar a aprendizagem do aluno?

A avaliação deve ser feita depois de passado o conteúdo. deve também ser bem elaborada... E a avaliação deve ser condizente com o conteúdo passado.



Descreva a importância do processo da avaliação.

É essencial para verificar se o conteúdo esta sendo aplicado de maneira eficaz. E também é importante para mapear as dificuldades do aluno no aprendizado.


Este conteúdo é parte da atividade no meu curso de PEDAGOGIA. Quer mais conteúdo deste tipo? Deixe seu comentário e sugestão de conteúdo. Bjs