domingo, 13 de dezembro de 2020

DIA DA BIBLIA

 



No segundo domingo de dezembro é celebrado o dia da Bíblia. Este dia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado quando se dava uma ênfase especial à Palavra de Deus no segundo domingo do Advento, tempo de preparação para o Natal.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Desde dezembro de 2001, o dia da Bíblia passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, criada em 19 de dezembro de 2001 por Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A Bíblia contém a prova de sua origem divina. Nenhum outro livro pode responder as perguntas do íntimo ou satisfazer os anseios do coração como a Bíblia faz. Ela adapta-se a toda condição da vida e está repleta daquele conhecimento que ilumina a mente e santifica a alma. Encontramos nela a revelação de um Deus vivo. Recebida pela fé, tem poder de transformar a vida. Ao longo de toda a sua história o cuidado divino se tem demonstrado sobre ela, preservando-a.

Depois do diluvio, a medidas que a espécie humana ia se multiplicando e as trevas novamente se adensavam no mundo, homens santos escreveram inspirados pelo espirito de Deus. Assim falou Deus ao seu povo, e por este ao mundo, para que o conhecimento de sua vontade não perecesse na terra. Deus continuou por séculos essa obra, até Cristo, a semente prometida. Com Jesus, e com a bendita mensagem de luz e salvação proclamada por ele e pelos apóstolos, encerra-se o relato sagrado, completando-se a Palavra de Deus.

A Bíblia é o manual da humanidade. Portanto, uma boa proposta para comemorar o Dia da Bíblia seria estuda-la, entendê-la também como um documento histórico. Dessa forma, poderemos ler, compreender e explicar o seu conteúdo.  Mas será que a proposta de estudar as Escrituras como um documento histórico não tiraria seu caráter sagrado? De maneira nenhuma. O significado original da palavra documento é prova, testemunho, ensinamento. Um documento registra o conhecimento, a forma de pensar, a cultura e as relações entre indivíduos, instituições de uma época e lugar. A Bíblia, portanto, possui todos os elementos presentes em um documento, indo além, é claro, pois reúne os registros de milênios de história a partir da perspectiva divina.

Aproveite o Dia da Bíblia para iniciar sua jornada de descobertas incríveis nas páginas sagradas. Antes de fazer a leitura da Bíblia ... Ore, peça a Deus entendimento.

Existe duas datas de comemoração ao dia da Bíblia. Os católicos comemoram esta data em 30 de setembro. Acredita-se que o Dia da Bíblia é celebrado em 30 de setembro em homenagem a figura de São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido por ser o primeiro tradutor da bíblia para o latim.

Vamos fazer uma reflexão: Isaias 1:18  estes versículo nos revela a luz. 1Pedro 3:15  

Participe do grupo de ESTUDOS BIBLICOS, clique aqui 

Veja videos edificante no youtube, Playlist IGREJA

Você gostou deste texto? Deixe o seu comentário. E deixe também sugestão para as próximas postagem. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

OLÀ!!! Aqui vou falar um pouco sobre o ensino básico no Brasil. O Ensino Fundamental.

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.

Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.






O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.

O ​Ensino Fundamental ​- A​nos Iniciais​, ou​ Fundamental 1​, tem duração de cinco anos. Nessa etapa, além do desenvolvimento socioemocional, a criança aprende a ler e a escrever.

A idade para cada série é:

* 06 anos de idade - primeiro ano

* 07 anos de idade - segundo ano

* 08 anos de idade - terceiro ano

* 09 anos de idade - quarto ano

* 10 anos de idade - Quinto ano



Ensino Fundamental 1: entenda como funciona


O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.

Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.

No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a: 
* Dominar as relações entre letras e seus sons;
* Diferenciar letras e números;
* Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
* Aprimorar noções de tempo e espaço;
* Localizar e nomear partes do corpo humano, explicando suas funções;
* Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e a        comunidade.


O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.

No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler, interpretar e escrever com autonomia;
* Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços;
* Reconhecer o sistema de numeração decimal e comparar grandezas;
* Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
* Identificar diferenças entre seres vivos e não-vivos;
* Explorar as diversas manifestações da cultura corporal, estimulando a criatividade e a expressão.


O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.

Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.

No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Ler e interpretar informações expressas em diversas situações e diferentes configurações;
* Realizar cálculos orais e escritos de multiplicação e divisão;
* Estimar e comparar grandezas;
* Compreender a noção de espaço público e privado e os grupos que compõem uma sociedade;
* Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana e seus impactos na sociedade;
* Identificar e reconhecer os fatores fundamentais para manutenção da vida;
* Conhecer o próprio corpo descobrindo suas capacidades e limites através de jogos e brincadeiras.

O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.

Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.

No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio ambiente;
* Identificar a origem e processos de produção de alimentos naturais e industrializados;
* Compreender e construir regras de ortografia e pontuar final de frases corretamente;
* Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos;
* Analisar gráficos e tabelas simples, ampliar o estudo da geometria e introduzir frações;
* Organizar dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade;
* Observar as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
* Identificar as principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
* Expressar sentimentos e ideias através do corpo, da arte e da música.


O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.

Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.

No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
* Realizar cálculos simples de porcentagem;
* Desenvolver noções de concordância verbal, nominal e as relações de sentido;
* Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação e o suporte;
* Compreender o funcionamento do corpo humano e de seus respectivos sistemas (digestivo, respiratório, excretor e reprodutor);
* Reconhecer lugares, cidades e suas capitais por meio de mapas;
* Relacionar as normas e regras de convívio em diferentes círculos - sala de aula, escola, bairro - com as leis gerais da sociedade.


O Ensino Fundamental II, Veja em um outro post que vou fazer.

Gostou deste post!?Deixe seu comentário. Bjs