terça-feira, 28 de abril de 2020

DIA DAS MÃES

ESPECIAL DIA DAS MÃES! Veja aqui nesta playlist DIA DAS MÃES dicas para presentear ou para ter uma renda extra!!!


Logo, logo tem mais!!! Bjs

segunda-feira, 27 de abril de 2020

LIVE DE CROCHE para iniciante


Você quer aprender fazer crochê!? Participe da LIVE DE CROCHÊ! Tire suas duvidas sobre esta arte... Aprenda ao vivo e receba dicas! Espero você as 8:00 do dia 29 de abril de 202



Se não é inscrito no canal... Se inscreva e ative o sininho para não perder esta live. Bjs

VAMOS FAZER UMA REFLEXÃO

domingo, 26 de abril de 2020

DIY BOLO COM OS FILHOS E ALFABETIZAÇÃO - Mesa Posta

A Pedagogia começa em casa!!! Uma análise realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que 43,2% dos estudantes que apresentam os piores resultados não têm uma rotina de estudos fora da escola. Ou seja, para ser um bom aluno o estudo em casa também é importante. Em casa, o estudo deve continuar, mas para muitas famílias, convencer uma criança ou adolescente a fazer a lição ou a estudar parece uma missão impossível. Por isso vamos postar no canal videos com sugestão para as famílias neste desafio. Veja o video abaixo uma situação, sugestão para alfabetização.


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terça-feira, 21 de abril de 2020

MOLDE PARA FAZER MASCARA - Mascara anatômica




Para quem quiser, pode imprimir ou transferir o molde para uma folha de papel. É só abrir a foto abaixo.


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segunda-feira, 20 de abril de 2020

AS CIÊNCIAS E OS MÉTODOS CIENTÍFICOS



 
CONCEITO DE CIÊNCIAS
A ciência tem como finalidade formular esclarecimentos cada vez mais confiáveis de como o mundo natural funciona. É algo que vem de encontro com o homem para poder trazer explicações para todos os fenômenos, pra todos os acontecimentos: físicos, químicos, biológicos que nos cercam.
Na visão de Trujillo ( 1974 p. 11 ), " a ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar".
Os estudos de Armstrong e Barboza ( 2012 p. 24 ) apontam que a ciência é uma forma de conhecimento sistemática que busca explicar os fundamentos da natureza por meio de um trabalho racional, [ ... ] mediante instrumentos, técnicos e procedimentos [ ... ] logo podemos dizer que a razão e a ciência caminham junto.
Logo, se a ciência é uma forma de conhecimento, devemos conhecer os dois tipos essenciais que são: O conhecimento do senso comum e o conhecimento cientifico.

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM, também chamado de " SABER POPULAR", conhecimentos passado de geração para geração sem necessidade de comprovação científicas. Podemos retratar como: crenças, valores, mitos, ervas medicinais, culinária e o artesanato.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO é embasado em métodos, técnicas e procedimentos confiáveis. Na concepção de Chalmers ( 1993, p. 23 ) é o conhecimento provado.

A ciências tem varias ramificações. Veja as maneiras de realização do ideal da cientificidade ( qualidade de ciência, que qualifica o processo ou método como científico):
CIÊNCIAS: Formal e factual
* Ciências formal: lógica, matemática;
* Ciência factual:
                          Natural: física, química,biologia, psicologia individual
                          Cultural: psicologia social, sociologia, economia, ciência politica, história material, história das ideias.

È essencial em ciências o método experimental. É a bagagem da veracidade dos acontecimentos e fenômenos que se trata desta ciência. A ciência é uma verdade de momento. Ela pode ser falseada a qualquer instante.



ETAPAS DO MÉTODO EXPERIMENTAL
O método científico segundo Galliano ( 1986, p. 32 ), método científico é um instrumento utilizado pela ciência "na sondagem da realidade e formado por um conjunto de procedimentos mediante os quais os problemas científicos são formados, e as hipóteses científicas são examinadas". De inicio, precisamos de um acontecimento, um fenômeno pra ele ser  observado. A partir disso precisa ser levantado uma hipótese. Vem a etapa das experiência. Onde o cientista procura respostas. Onde o cientista procura respostas. Feito os experimentos, temos as respostas. Não tendo respostas levanta-se outra hipótese; novos testes.

Existe dentro da ciência outras ramificações. E pode ser ramificado em: conhecimento cotidiano, filosófico, teológico e científico.
Na visão de Braga ( 2019 ) pelo conhecimento o homem penetra as diversas áreas da realidade para dela tomar posse, situando cada ente, fato ou fenômeno isolado dentro de um contexto mais amplo, em que se perceba seu significado e função, sua origem e estrutura fundamental.
O conhecimento humano pode apresentar quatro níveis permitindo quatro especie de consideração sobre uma mesma realidade, e subdividem em: O CONHECIMENTO COTIDIANO, O CONHECIMENTO FILOSÓFICO, O CONHECIMENTO TEOLÓGICO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

Estes quatros níveis de conhecimento estão classificados em dois grupos maiores que chamamos de conhecimento ASSISTEMÁTICO E SISTEMÁTICO.

CONHECIMENTO ASSISTEMÁTICO: Adquirido ao acaso. Constituído na medida que as coisas e fatos apresentam. Baseado em experiências. Empirico.

CONHECIMENTO SISTEMÁTICO: Apresenta uma base na reflexão. Busca ser a melhor tentativa para os problemas. Conhecimento tido como científico. Teológico, fisio.

Podemos definir cada nível da seguinte maneira conforme Arsmstrong ( 2008, P. 49 ): 

* CONHECIMENTO CIENTÍFICO: A ciência delimita a seu objeto de estudo ao se especializar em assuntos específicos;
* CONHECIMENTO FILOSÓFICO: Aborda os mesmos pontos de estudos apropriados pela ciência, contudo, a filosofia, com sua visão de conjunto, considera o seu objeto sob o ponto de vista da totalidade. Quando se fala em filosofia podemos lembrar de Aristotes, Platão e socrates.
* CONHECIMENTO EMPÍRICO/COTIDIANO: É fundamentado em experiências adquiridas do cotidiano do homem. Baseado no senso comum.
* CONHECIMENTO TEOLÓGICO/RELIGIOSO: É fruto da crença religiosa, em que nõ se confirma nem se nega, o que foi baseado no que está escrito nos textos sagrados. Verdades ditas pelas religiões, não questionáveis.


O conhecimento pode ser considerado sob vários aspectos. Quando falamos em conhecimento científico faz-se necessário relacioná-lo a outras formas de conhecimentos; bem como diferenciá-lo destas quantos as suas diversas interpretações acerca de um mesmo fenômeno e suas principais características. ( Armstrong, 20080

Créditos - referências
Apostila e videoaula do curso de Pedagogia - Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS